.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Osama, não Obama, venceu Bush

Osama, não Obama, venceu Bush

Em 11 de setembro de 2001, o mundo tremeu diante da audácia e coragem de um homem que acertou em cheio o coração norte-americano e o centro financeiro mundial, as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque. Todas as atenções se voltaram para essa ação audaciosa que tinha intenção clara de mudar o rumo da história mundial. Naquela oportunidade as pessoas esclarecidas diziam que jamais o mundo seria o mesmo. E não foi mesmo.
Claro que não apoiamos e tampouco incentivamos o terrorismo. Porém as pessoas precisam entender que os povos vivem em permanente guerra e cada um luta como pode, com as armas que possue. ssas ações permanentes de guerras nteressam aos norte-americanos que preferem manter o poder imperialista a sentar-se a mesa de negociação e discutir os problemas que mais afligem o mundo como a fome, a miséria o aquecimento global, etc. Os Estados Unidos sozinho são responsáveis por 25% da poluição mundial.
A partir do 11 de setembro de 2001, assistimos a um homem enraivecido, George Bush, que, não por acaso era o comandante da nação mais poderosa do mundo e das forças armadas mais bem equipadas e, também, não por acaso, um homem de guerra, simpático à industria bélica de seu país e que tinha como vice-presidente um homem com totais interesses na industria petrolífera mundial.
Esse homem partiu para a guerra. Êpa, desculpe, esse homem mandou muita gente para a guerra com o objetivo de tentar manter a hegemonia norte-americana. E lá se foram batalhões e batalhões militares para o Iraque e para o Afeganistão. As ordens eram de matar o maior número de iraquianos, pssos ue qualificava de insurgentes e a mídia em geral comprou a idéia: matar o ditador Sadam Hussein e dizimar o exército Talibã no Afeganistão.
O tempo passou e os EUA não venceram nenhum das duas guerras. Aliás, guerra é coisa que os Estados Unidos não vencem desde que jogaram aquelas duas bombas atômicas em Nagasaki e Hiroshima para deter o corajoso exército japonês. Sadam matou muito menos que os americanos que os americanos com aquelas duas bombas atômicas, foram centenas de milhares de vítimas pulverizdas pelo calor do átomo em fusão. Choraram os japoneses, choraram os afegãos, choraram os iraquianos, choraram os vietnamitas e choram os americanos. Os americanos precisam aprender que em uma guerra não há vencedores. Todos perdem em maior ou menor grau. Uns choram mais, outros choram menos, mas todos choram, menos o Bush que deve estar sorrindo em seu rancho no Texas da desgraça em que lançou o mundo. Pior ainda ele apoiar essa ação de Israel contra os palestinos. Um verdadeira covardia. Será que os judeus se esqueceram do holocausto de Hitler? Faço coro com o amigo José Milbs.
A prepotência de Bush não impediu o exército Talibã de recuperar mais da metade do território do Afeganistão combatendo contra as forças de coalizão (EUA, Iglaterra, Itália, Espanha....). O principal alidado de Osama Bin Laden, Mulá Omar, não foi preso como queria Bush, que aliás, também não conseguiu prender Osama Bin Laden, o que ele qualificou de principal terrorista mundial. Inimigo público número um. Inimigo só para Bush porque a história tem outra versão: se até agora não foi detido é porque conta com uma inimaginável rede de amigos mundo afora.
Bush gastou em torno de um trilhão de dólares nessas guerras. Jogou mísseis de um milhão de dólares na cabeça de soldados armados com fuzis e pistolas e na população civil do Iraque. Enquanto Bush não conseguia ver Osama, também não via o que se passava em seu quintal, ali ao lado da Casa Branca. Um gestor de fundos de Wall Street, Bernard Madoff, sozinho, enganou a americanos influentes em cinqüenta bilhões de dólares, utilizando um sistema de piramide, bancos quebraram, trabalhadores não conseguiram pagar as hipotecas e perderam casas e pior, a GM que era líder mundial em vendas de automóveis, perdeu a posição para a Toyota japonesa. O Osama deve estar rindo à toa, longe do rancho do Bush.
Não restava aos americanos senão dar uma guinada na nau para uma saída honrosa dessa crise: eleger um homem prático de diálogo. O presidente americano, Barack Obama sabe que precisa dialogar para diminuir a pressão internacional sobre a américa. Se não for dessa forma, durante muitos anos vamos continuar a ver no noticiário mundial as atividades da rede terrorista Al Qaeda, Osama Bin Laden, o presidente do Iran, Ahmadinejad, a Coréia do Norte, Hugo Chaves, da Venezuela, etc.
A prepotência dos EUA não conseguiu sufocar Cuba, uma ilha, como se fosse apenas uma gota no oceano, em 45 anos de bloqueio econômico, portanto, era de se esperar que jamais conseguisse vencer essa guerra contra o terror. Esse, terror que eles combatem é o mesmo terror que os próprios norte-americanos junto com Isarael impõem aos povos do mundo inteiro. Portanto, Osama, não Obama venceu Bush e os repúblicanos. O mundo jamais seria o mesmo e era de se esperar que aquele povo da América do Norte elegesse um negro, um muçulamo com sobrenome Hussein para governa-lo e atrair a simpatia do mundo novamente para a América.


Abandono


O comentário é geral: a cidade de Cabo Frio nunca esteve tão abandonada. É lamentável porque já foi considerada a cidade mais limpa do Brasil. Falta gente com vontade, com visão administrativa e política para governar.


Prefeito recordista de processos de cassação


O prefeito Marcos Mendes, de Cabo Frio, recordista em processos de cassação continua se mantendo no cargo beneficiado por duas medidas liminares do TRE, cujos juizes preferem aceitar a tese do advogado dele de que o juiz eleitoral de Cabo Frio está perseguindo o candidato com vários processos de cassação. Ora, seria bom que esses juizes olhassem melhor a atuação do juiz eleitoral e da promotora eleitoral. Afinal, representam o estado, as leis e a justiça. Imaginem se um juiz resolve aceitar esse tipo de tese supostamente proposta por um advogado do Fernandinho Beira Mar? Seria uma hipótese ele estar sendo perseguido, cumprindo pena fora do Rio, em presídio com disciplina difrenciada, etc. Se a moda pega...


Mais processos


Segunda-feira, diz 26 mais dois processos contra o prefeito de Cabo Frio serão julgados no TRE. Melhor, devem ser, porque não se sabe se vão ocorrer adiamentos como tem acontecido. Por falar em adiamento, onde está a Polícia Federal. Me contaram que esteve na prefeitura e levou quatro computadores?!


Piscinão


Quem assistiu, ficou impressionado com o trabalho da grua para içar a piscina até a cobertura do prédio na Praia do Forte. Atraiu gente. Me contaram que era para a cobertura do prefeito. Piscinão em casa, né? Você acha que a operação custou caro? Imagina a cobertura? De acordo com o mercado imobiliário, deve ter custado mais de R$ 3 milhões. Salário bom tem esse prefeito, né? Por baixo, são cinco anos de salário bruto do prefeito.


Placas


É um vergonha (pelo menos para mim) ver aquelas placas de obras da prefeitura ao longo da RJ 106, em Tamoios. Todas anunciando obras e a maioria foi colocada durante a campanha eleitoral. A Mais sem vergonha é a da construção do ginásio poliesportivo: processo de 2006, início da construção em meados de 2007 e ela permanece lá, imponente, anunciando que o prazo de entrega era de 180 dias. Será que a empresa construtora, a Oriente, não recebeu o que lhe era devido para concluir as obras?


Demissões

A conferir: me informaram que a prefeitura iria demitir 3 mil contratados após o horário bancário desta sexta-feira. Porque após o horário? Segundo o informante, era porque o prefeito não ia pagar a ninguém o salário do mês. É para conferir na manhã da segunda-feira quando o pessoal for sacar a grana no Banco do Brasil.


Lamentos

Hoteleiros e comerciantes andam reclamando do fraco movimento em Cabo Frio. Não sabem se é a crise financeira mundial, que tirou dinheiro do bolso do cidadão, ou falta de eventos na cidade para atrair consumidores.
Ponte
A ponte sobre o Rio São João, que divide Tamoios de Barra de São João, mostra a situação em que foi deixado o povo de Cabo Frio, especialmente de Tamoios que depende da ponte para se deslocar a Macaé e Rio das Ostras para trabalhar. O abandono é geral até por parte do governo estadual. no início do governo de Sérgio Cabral, a ponte quase caiu, o DER fez trabalho na ponte para quebrar o galho. E você sabi que o então presidente tem casa na região de Tamoios? Imagine se não tivesse. A ponte teria caido e o pessoal estaria atravessando o rio em caíques. Mas o perigo continua a ronda a ponte, o DER está fazendo obras e o trânsito em meia pista em pelo verão. Lembro que há dois anos duas pessoas cairam em morreram afogadas por que a ponte estava sem proteção para pedestres.

1 Comentários:

  • Pinho vc se revelou um dos jornalistas mais inteligentes do Brasil "Cuica" da Amareica Latina. Conseguiste colocarftos no bloger. Mui bien mi grand amigo e editor. Abs de seu admirador e amigo Milbs

    Por Blogger Unknown, às 24 de janeiro de 2009 às 13:07  

Postar um comentário



<< Home