.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CHICÃO UMA DOS MELHORES BLOGUEIROS DE CABO FRIO SE SENTE AMEAÇADO POR ALGUÉM DA PREFEITURA. TENHO A LHE DIZER, MEU CARO, ESTAMOS JUNTOS. SE ACONTECER ALGUMA COISA COM VOCE A RESPONSABILIDADE É DO PREFEITO MARCOS MENDES.
O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO.
NÓS SOMOS DE LUTA, GUERREIROS, NÃO DESISTIMOS NUNCA.
ABAIXO A TIRANIA
.


TIRANIA MODERNA
Por Cesar Pinho – jornalista (com diploma)
"Se o tirano (ou “persuasor oculto") consegue sua condição de sujeitos (ou clientes) em perder os seus desejos e abraçando original ("internalização") a forma de vida que ele inventou para eles, ele vai ter... sem dúvida com que se sintam livres ... Mas o que ele criou é a antítese da liberdade política. O pensamento é parte do ensaio mais importante de " Sir Isaiah Berlin, um dos maiores pensadores políticos da época contemporânea, em Two Concepts of Liberty (Dois Conceitos de Liberdade (1958).
Os conceitos de liberdade são extremamente enganosos porque ninguém é livre para coisa alguma. O político precisa fazer coisas e deve explicações a tantas instâncias e ainda ao povo que o elegeu, mas não o faz. O povo, por sua vez, também não é livre porque se sente no dever de cumprir uma série de regras para equilíbrio do meio ambiente e acaba se omitindo das decisões importantes para sua vida. São situações permissivas, demonstrativas de tirania política.
Dentro destes conceitos, observamos que a falsa liberdade política faz com que haja administrações públicas cheias de falsetes, que procuram dar ao eleitor a impressão de que é ele quem decide tudo em sua vida. Não é.
São tantas histórias, tantas falcatruas e nenhuma verdade. O povo não é livre quando não tem a seu lado uma Justiça adequada, que procura dar ao cidadão mais comum, àquele que não tem recursos financeiros para pagar caríssimos advogados para sua defesa e contra-atacar, como fazem os que tem condições financeiras.
A cidade de Cabo Frio convive nos últimos anos com uma tirania política, que tolhe a liberdade do cidadão. Segundo os filósofos Aristóteles e Platão, "a marca da tirania é a ilegalidade", ou seja, "a violação das leis e regras pré-estipuladas pela quebra da legitimidade do poder" por si já determina a tirania. Uma vez no comando, "… o tirano revoga a legislação em vigor, sobrepondo-a com regras estabelecidas de acordo com as conveniências para a sua perpetuação deste poder".
Ainda segundo Platão e Aristóteles, os tiranos são ditadores que ganham o controle social e político despótico pelo uso da força e da fraude. A intimidação, o terror e o desrespeito às liberdades civis estão entre os métodos usados para conquistar e manter o poder. A sucessão nesse estado de ilegalidade é sempre difícil". Aristóteles atribuiu a "…vida relativamente curta das tiranias à fraqueza inerente dos sistemas que usam a força sem o apoio do direito." Maquiavel também chegou à mesma conclusão sobre a tirania e seu colapso: "… é o regime que tem menor duração, e de todos, é o que tem o pior final…" e "…a queda das tiranias se deve às desventuras imprevisíveis da sorte…".
A tirania moderna, no entanto, é caracterizada pelas ameaças às liberdades individuais e coletivas. A moderna tirania é representada por políticos que não tendo mais o poder de matar ou mesmo prender o opositor, preferem usar outros métidos como processos judiciais por calúnia e difamação (caso dos blogueiros que falam a verdade sobre a cidade), compra da imprensa e dos órgãos de informação. O comportamento tirânico de um político muitas vezes pode ser visto pelas altas verbas gastas em publicidade governamental, tanto nos níveis municipais quanto estaduais com o único objetivo de se manter no poder, relegando a cidade a um plano inferior.
Enquanto tirano, esse político, não consegue observar as necessidades prementes, já que Cabo Frio é uma cidade essencialmente turística e depende do marketing, da publicidade para vender sua imagem. Em termos práticos, observamos a incompetência administrativa com o principal cartão postal da cidade: a Praia do Forte. A praia foi praticamente destruida por ação da natureza e ainda pela incompetência administrativa de realizar obras para manter o cartão postal. A notícia da destruição ganhou o mundo em páginas de jornais, revistas, telas de tv, internet, etc. Mas a tirania, o descaso com a cidade, a arrogância e a prepotência não permitiu que o grupo tirânico de Cabo Frio pensasse em uma ação de marketing para informar ao mundo que a praia foi recuperada e que havia condições de as pessoas virem para a temporada de férias. Por causa disso, entre outros problemas turísticos, o comércio e a cidade amarga queda de movimento em torno de 20% nesta temporadade verão já quase ao final.
A Praia do Forte também é conhecida como praia da Barra e tem 7,5 km de extensão. Alem de ser um dos cartões-postais da cidade é point de jovens e turistas. Em seu extremo esquerdo fica o Forte São Mateus, construção do século XVII. Uma praça de alimentação oferece grande variedade de petiscos. De mar aberto, a praia foi considerada por velejadores internacionais como a maior raia do mundo para a prática do esporte.
Outro aspecto é a perda da arena conhecida como Correão, na verdade o Estádio Municipal, onde o time da cidade, a Cabo-friense, tem o mando de campo. Cabo Frio perdeu para Macaé a mídia gratuita da transmissão dos jogos diretos pela TV do campeonato carioca. Alguém pode imaginar o custo do segundo de publicidade na TV Globo no horário do futebol e o que isso representa para a imagem da cidade?
Só a tirania política não consegue observar a importância do turismo para a cidade e a importância da limpeza para o turista que não gosta de cidade suja. Um democrata consegue entender a importância, mas um tirano, de forma alguma.
"'Liberdade é liberdade, não é igualdade, ou equidade, ou justiça, ou cultura, ou felicidade humana, ou uma consciência tranqüila', diria Berlin. E eu, na minha humildade, grito ao mundo: “Abaixo a tirania”.
========================


BLOGUE APRESENTA AS PROVAS DO CRIME QUE PODE LEVAR O PRESIDENTE DA CÂMARA DE CABO FRIO E OUTROS VEREADORES À PRISÃO




0 Comentários:

Postar um comentário



<< Home