.

sábado, 19 de novembro de 2011

CORRUPÇÃO DÁ CADEIA

Corruptos Existem no mundo Inteiro, a diferença é:
em alguns países a justiça funciona
(colaboração do amigo Claudio Vianna)



Tribunal das Filipinas manda prender ex-presidente

Gloria Arroyo é acusada de fraude eleitoral e não tem direito à fiança

O Globo - Com agências internacionais - Publicado:18/11/11 - 7h00 - Atualizado:18/11/11 - 8h02

MANILA - Um tribunal das Filipinas emitiu nesta sexta-feira um mandado de prisão para a ex-presidente Gloria Macapagal Arroyo, acusada de fraude eleitoral. As leis do país não permitem que acusados de fraude eleitoral sejam soltos sob o pagamento de fiança. Gloria planejava

visitar Cingapura ainda nesta sexta, já que a Suprema Corte havia rejeitado uma ação do governo que renovaria a proibição de viagens imposta a ela.

- Esse é um verdadeiro triunfo da justiça - afirmou a ministra da Justiça filipina, Leila de Lima.

A ex-presidente de 64 anos era acusada há tempos pelo atual governo de corrupção durante seu período no poder, entre 2001 e 2010. Ela atualmente está hospitalizada, mas tentou deixar o país na terça-feira, junto com seu marido. Impedida de embarcar quando já estava no aeroporto, Gloria alega que buscaria tratamento no exterior para uma doença óssea.

Ela negou que estivesse cometendo qualquer irregularidade ao tentar sair do país. Seu advogado, Ferdinand Tapacio, criticou o governo, afirmando que a medida é um exemplo de um "novo padrão de perseguição".

Depois do incidente, a ex-presidente questionou a proibição de viajar imposta a ela. Na semana passada, Gloria havia conseguido uma autorização temporária para sair do país, mas o governo a impediu. A ministra da Justiça afirmou que a ex-presidente poderia buscar asilo político no exterior.

Ainda não há informações sobre o cumprimento da ordem de prisão. As penas para fraude eleitoral nas Filipinas podem chegar a 40 anos de prisão. As acusações contra Gloria foram apresentadas pela comissão eleitoral de Manila, que pediu a proibição de novas viagens da ex-presidente.

0 Comentários:

Postar um comentário



<< Home