.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

O MENOS RUIM...Será que vale a pena?

Beth Michel

Hoje vi, pela primeira vez, publicado no Blog do meu caro amigo Chicão (!?) um artigo (abaixo reproduzido) do Prof. José Facury Heluy - deve ser porque o Blog do Totonho está na UTI, e as outras opções como o Cartão Vermelho e o Opinião estão sob censura prévia...E a Folha dos Lagos, deve estar sem o espaço privativo que lhe é reservado, e com o qual o referido teatrólogo colabora há sei lá quantos anos.


O fato de não ceder aos encanto$ do Froilan, e escolher o MENOS RUIM - afinal o Teatro é nosso (povo) e não do Prefeito - mas nem todo mundo tem esta visão da "res publica", será que vale à pena!? Será que o irmão do prefeito não vai aproveitar para tirar uma "casquinha", e partir para dizer que "...mesmo com um enorme sacrifício..." ?

E o respeito ao público e grupos convidados? Será que sentar no chão do Teatro é muito diferente de sentar no chão da praça ou da praia (mesmo sem a lona do Froilan) ? Não seria talvez mais produtivo - e dramaticamente teatral, para ficar dentro do tema; dar uma belíssima banana para ambos - Froilan e Carlos Victor (Marcos Mendes); candidatos e acampar em frente ao teatro e não dentro dele? Será que há de fato uma clara distinção entre o "fazer ARTE" e o "usar a ARTE" como anzol para pescar votos?

Corre pela cidade que os organizadores do FESQ (Pablo Alvarez e Yuri Vasconcellos) são funcionários do Sr. Juliano Almeida, que seria o coordenador da campanha do Sr. Froilan, o que em teoria deporia a favor dos mesmos ao não aceitarem o oferecimento deste candidato para "bancar" o evento. Mas não seria ainda mais honroso (e coerente) mostrar uma total independência entre política e arte, fazendo o evento em território totalmente neutro? Mormente em sendo um festival sem fins lucrativos, que prejuizos nos traria ( à cidade) o fato de mostrar as mazelas de que somos todos vítimas?

Fui muito criticada, mesmo em momento não eleitoral como o que vivemos atualmente (onde são proibídos por Lei usar eventos artísticos para fins eleitorais) , por ajudar graciosamente o Guaral (fornecendo nomes e contactos de todos artistas para que ele convidasse) na primeira exposição do Espaço Cultural da Câmara.

Na época, mesmo tendo o oferecimento de ali expor minha nova coleção de quadros (tinha já 8 prontos - hoje já tenho o dobro) recusei - e o Guaral teve que apelar para uma colecionadora particular que (contra a minha vontade) lhe emprestou uma obra da minha autoria, mas de propriedade dela, para expor na inauguração. Até hoje, mesmo recebendo ofertas para fazer gratuitamente meu vernissage em espaços públicos - e até mesmo privados; e que possam ser objeto de vinculação político partidária, recusei todas as propostas e assim me manterei , e o faço por uma questão de consciência e coerência. Não faço aquilo que critico nos demais.

As mesmas pessoas que então me criticaram - tanto por ajudar mínimamente o Guaral, como por recusar os oferecimentos (?), hoje aplaudem algo infinitamente mais contundente e passível de uma má utilização/interpretação - um evento Teatral de âmbito Nacional, e por parte de um universo de pessoas muito maior do que aquele que vai a uma Exposição Individual (local) de Artes Plásticas - como seria o meu caso.

É isso aí, Chicão! Melhor cancelar você mesmo o seu querido Rock Humanitário, antes que alguém o faça, ou que (pior) façam um mau uso dele...Estou contigo, irmão!

Sabem que mais !? Eu vou é "dormir" e pintar, até o mundo voltar a ter a cabeça em cima do pescoço e não abaixo da cintura como está no momento.

Fui...

Abraços e sucesso!

Beth Michel

Autorizo Publicação


=====================

DO BLOGUE DE ALAIR CORRÊA


MAIS DE 32 MILHÕES DE REAIS SÓ EM AGOSTO PARA CABO FRIO

============================
DEU NO GLOBO ON LINE

================================

DO BLOGUE CARTÃO VERMELHO

Eu (Álex Garcia) e o Deputado Alair Corrêa, recebemos esse carinhoso e-mail do jornalista Walter Biancardini, que é companheiro no processo RP Nº 333289 aberto contra nós pelo Sr. Marcos Mendes.


“Prezados senhores:


Sirvo-me da presente para manifestar minha honra em ser objeto de processo, movido pelo insaciável Memê, ao lado dos senhores.


Quero dizer que jamais imaginei que meus rabiscos, lidos por uma meia dúzia de pessoas piedosas, pudesse igualmente fazer parte do mesmo rol que os senhores - sabidamente pessoas de sucesso e expressão - na ira municipal contra seus desafetos.


Sinto-me envaidecido pelo feito, e aproveito para comunicar meu novo endereço:


Quartel da PE

Rua Barão de Mesquita, Tijuca

Porões da Ditadura - RJ

Aos cuidados do Sr. Getúlio Vargas ou Emílio Médici

Aceito doações de latas de goiabada e cigarros.

Walter Biancardine
Jornalista”

Do Blog Cartão Vermelho:


Olá meu querido amigo.


A honra é toda minha em dividir o banco dos réus ao seu lado, é realmente prazeroso estar ao lado da verdade, não tenho medo de processos. Acredite Walter, se a injustiça da atual “justiça” que atende pela alcunha de “Marcos Mendes” nos condenar, tenho certeza de que a história nos colocará em posição de destaque.


Em um futuro próximo entraremos para a história como únicos representantes da imprensa livre de Cabo Frio, que mesmo contra tudo e todos, nos mantivemos firmes, e levamos um pouco de verdade e luz sobre esse período funesto de Cabo Frio, sinta orgulho Walter, estamos vivendo um momento especial na história dessa cidade.


"il nous faut de l'audace, et encore de l'audace, toujours et de l'audace"

"Precisamos de audácia, e ainda mais audácia, sempre audácia!"

Georges Jacques Danton


Forte abraço,


Álex Garcia

======================

DO BLOGUE OPINIÃO



EM PROTESTO CONTRA A UTILIZAÇÃO - POR PARTE DA PREFEITURA DE CABO FRIO - DA JUSTIÇA BRASILEIRA COMO INSTRUMENTO DE CENSURA À LIBERDADE DE OPINIÃO E EXPRESSÃO, ESTE BLOG MANTERÁ SUAS PUBLICAÇÕES SUSPENSAS ATÉ A RESOLUÇÃO DO PROCESSO O QUAL É ALVO, RESSALVANDO-SE A PUBLICAÇÃO EVENTUAL POR FORÇA DE ACONTECIMENTOS RELEVANTES.

Estamos certos de que o recolhimento de provas, por parte dos autores da ação, já foi realizado e, portanto, a suspensão das publicações não surtirá nenhum efeito obstrutivo.


0 Comentários:

Postar um comentário



<< Home