.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

OPERAÇÃO POLICIAL INTERDITA PESCADO DA HORA EM CABO FRIO


Operação policial interdita parte de

indústria de pescado em Cabo Frio




São Pedro da Aldeia (RJ), 31.08.11 – Uma operação envolvendo policiais da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) e técnicos da Prolagos – Concessionária de Água e Esgoto – interditou o setor de preparo e beneficiamento de pescado da empresa “Pescado Da Hora”, localizada no bairro da Passagem, em Cabo Frio.

A ação policial, realizada nesta terça-feira, 30/08, flagrou o momento em que um caminhão-pipa carregado de água de poço fazia o abastecimento da cisterna da empresa de pescado, com capacidade para armazenamento de até 300 mil litros de água. A água, de procedência desconhecida, era bombeada para nove caixas d’água com capacidade de mil litros cada uma e era usada para a lavagem e limpeza dos peixes, bem como na fabricação de gelo para a conservação do pescado.

A equipe do setor de Controle de Qualidade de água da Prolagos foi acionada pela polícia para prestar apoio técnico às análises da água realizadas no local. O perito criminal da DDSD, José Afonso, informou que foram coletadas amostras em quatro pontos distintos de saídas de água da empresa e o resultado de todas as análises confirmou se tratar de água de poço, ou seja, imprópria para consumo humano e para manipulação de alimentos. A realização das análises também foi acompanhada pela equipe da Vigilância Sanitária da prefeitura de Cabo Frio.

Amostras de água também foram colhidas para a análise do índice de coliformes fecais e encaminhadas para outro laboratório credenciado pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente).

- Em função do processo de ocupação e crescimento das cidades da Região dos Lagos, em muitas áreas, há contaminação do lençol freático devido à construção de fossas e sumidouros fora dos padrões adequados pelos imóveis e estabelecimentos. Por uma questão de saúde pública, o uso da água de subsolo deve ser destinado a fins secundários, não para consumo humano, pois não passa por nenhum tipo de tratamento - ressaltou o perito José Afonso.

O setor de preparo do pescado foi interditado pela polícia e os responsáveis pela empresa “Pescado Da Hora” foram encaminhados à DDSD, no Rio de Janeiro, para prestar esclarecimentos. O caminhão-pipa flagrado carregado de água de poço foi apreendido e o motorista será intimado pela polícia a prestar esclarecimentos.

0 Comentários:

Postar um comentário



<< Home