.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

O TROCO

Publicado por Beth Michel
www.bethmichel.com.br

Só prá Chatear! Dando o troco...

Alguns leitores (amigos ou não) ao que parece se uniram para me “dar o troco”... Como assim? Bem, é que eu recebi uma série de perguntas de diversas fontes e que guardam certa similitude entre si. Nelas, querem porque querem a minha opinião, principalmente no que diz respeito a pessoas públicas de Cabo Frio. De nada adiantou as entrevistas com jornalistas... O negócio é comigo! Ainda bem que não sou paranóica (rsrsrsrs). Assim sendo, reuni as perguntas de todos em um só bloco e vou passar a transcrever as respostas que dei a cada um dos meus “inquisidores”. Faço isso na esperança de que me dêem uma trégua...
Leitores – Por mais de uma vez você deu a entender que não leva a sério Alfredo Gonçalves como o candidato governista à sucessão de Marcos Mendes, por quê?
BM – Eu não dei a entender, eu não acredito mesmo! E só para resumir vou dizer o que me parece obvio:
1) Se Marquinhos tivesse real intenção de fazer de Alfredo seu sucessor não o teria rebaixado de presidente da Câmara para Chefe de Gabinete – que nada mais é do que um “leva e trás” sem nenhum poder decisório; teria sim promovido o “amigão” para Secretário de Governo;
2) O próprio Alfredo por ações ou inações fez o pior que qualquer homem público poderia fazer a si próprio: se expôs ao ridículo, “passou recibo” de otário, e isto ninguém perdoa – nem o eleitor nem os próprios companheiros.

Leitores – Por que você discorda tanto de alguns blogueiros que, em teoria, fazem parte do seu mesmo grupo, e ao mesmo tempo aplaude outros que são do grupo adversário?

BM – Em primeiro lugar, eu não faço parte de nenhum “grupo” – creio inclusive que isto de grupo é uma coisa que alguém criou para se sentir protegido. Se houvesse de fato um grupo de blogueiros, estes teriam feito uma Associação, e eu certamente estaria fora dela. Sempre primei por manter minha independência e liberdade! Não consigo aplaudir uma mentira ou uma injustiça, só porque quem a proferiu me é simpático. Mas podem ficar certos que antes de dar minha opinião a público tento de todas as maneiras "aparar as arestas" com o interessado, só que nem sempre consigo... Então vou em frente!

Leitores – Como você explica certas reviravoltas de postura por parte de alguns dos seus colegas, que em um momento “juram sobre a bíblia” sobre a honestidade, moral, e etc de uma determinada pessoa e logo depois jogam a mesma na lama, e até mesmo voltam sobre o que disseram, e tudo sem nenhuma razão aparente? São loucos ou vendidos?

BM – É! Realmente a coisa anda muito confusa, principalmente para o leitor, que não conhece todos os lances que ocorrem nos “vestiários”. Acho que duas coisas podem estar acontecendo – e não necessariamente loucura ou venalidade: uma é que muitas vezes, na ânsia de dar um “furo de reportagem”, estes blogueiros não analisam a situação ou pessoas, em todos os seus aspectos e se precipitam - e o pior é que dão a público como “notícia” e não como “ouvi dizer”; a outra possibilidade é que estamos passando por uma situação social e política extremamente instável, e ainda existe muita gente que ainda acha que: “melhor do que ser Rei é ser amigo do Rei”. Mas aí vem aquela dúvida: Quem é o Rei? Aí fica essa coisa de: onde disse “digo”, não digo “digo”, digo “Diogo”...

Leitores – Você participou da coletiva (de três) que Silas Bento concedeu aos blogueiros, e acabou batendo de frente com um dos participantes da entrevista e com outro que tomou as dores do colega, mas não participou. Afinal, qual é a sua com Silas? A impressão que nos dá é que você está na base do “Morde & Assopra”...

BM – (risos) Não, eu não sou noveleira, não a esse ponto! O que ocorreu foi o seguinte: houveram duas perguntas sobre o mesmo assunto (fraude das “Atas”), uma mais genérica (de quem é a culpa); e outra mais específica (quem efetivamente poderia ter fraudado as atas), e que geraram duas respostas. E o blogueiro em questão, em vez de esperar para publicar com a gravação em mãos, preferiu confiar na própria memória e acabou condensando as duas respostas em uma só! O “calcanhar de Aquiles” consiste em que Alfredo Gonçalves e Alessandro Teixeira, na realidade não possuíam a “senha”, e por tanto, não poderiam fraudar pessoalmente o site, mas tinham a autoridade de mandar fazer. O que não PROVA que o tenham feito.

Leitores – Mas o que Silas Bento tem a ver com isso? E por que você saiu na defesa dele?

BM – Silas é o atual Presidente da Câmara, e tem obrigação de investigar o que de fato ocorreu, pois fraude é crime, e como o site não foi restaurado no seu “status quo ante” o crime persiste. Então, temos que houve um crime, o que falta é determinar os culpados, ou melhor, o tipo de culpa que incumbe a cada um deles. Ora, se Silas tivesse realmente dito que somente Alfredo e seu assessor tinham a senha, estes seriam os únicos culpados. Mas, se na verdade havia um terceiro, que este sim é quem tinha a senha, este funcionário X seria o culpado direto (a mando de terceiros ou por vontade própria) e os dois primeiros passariam à categoria de possíveis mandantes. E isto muda totalmente a situação de todos os envolvidos, inclusive a do próprio Silas. Por isso, é que me manifestei - não em defesa de Silas, mas para evitar que a investigação termine em pizza, por falta de lisura na produção das “provas”, ou por mero denuncismo irresponsável. Para mim, enquanto Silas não mandar recolocar a pauta e o projeto de lei no site e não investigar TUDO: fraude, gás de pimenta, abuso de poder, e etc ele é tão culpado quanto todo e qualquer envolvido no episódio. Ele prometeu (esta gravado) que vai investigar, e eu vou continuar cobrando-lhe isto.

Leitores – O que a levou a criar seu próprio Blog? Você sofreu algum tipo de censura por parte dos blogs com os quais colaborava?

BM – Não, censura propriamente não, mas me sentia pouco a vontade de dizer tudo o que eu queria, e com isto trazer algum tipo de prejuízo aos meus “hospedeiros”. Houve também o caso de que um deles começou a me pressionar para lhe dar exclusividade, e como eu era uma colaboradora 0800, e o referido blog vende espaço publicitário, achei que não tinha porque aceitar a “regra” autocrática. Ao mesmo tempo comecei a perceber uma mudança na linha editorial, e ficava muito esquisito eu dizer “A" em minha coluna, e o próprio editor do blog dizer "Z" sobre o mesmo assunto. Se fosse um colega de equipe tudo bem, mas assim... Bem, achei que eu estava “incomodando” e preferi sair. O que me levou a fazer meu Blog foi isto, e também a falta de espaço e direito de interferir não só no rumo, mas também no visual. Digamos que a criação do meu Blog foi um somatório de todas estas coisas.

Leitores – É verdade que você não colabora, nem envia mais informações, com outros Blogs? Algum deles se negou a publicar matérias suas, comentários ou vice-versa?

BM – Pelo contrário, agora estou até colaborado mais com outros blogs, pois não tenho mais o “compromisso” de dar tudo em primeira mão para nenhum deles! É claro que seleciono que matérias vou enviar a qual Blog ou site dependendo do perfil de cada um deles! As informações/opiniões (democraticamente e ao mesmo tempo) envio para todos que ainda estão na minha lista e de cuja lista ainda consto – e cada um decide se vai publicar ou não. Quanto aos comentários, todos os que eu fiz até o momento foram aprovados e publicados, e só não publico comentários em meu blog que sejam nitidamente difamatórios para terceiros – os que são ofensivos só para mim eu publico; ou que sejam “spam”. Fiquem todos à vontade para enviar os comentários que queiram até mesmo os fakes e anônimos, pois agora temos como rastrear o IP dos remetentes.

Leitores – Quais são os Blogs com os quais você está colaborando? Esta colaboração é permanente, tipo uma coluna ou artigos semanais?

BM – Vou inverter a ordem das perguntas, ok? Existem várias formas de colaborar: 1)Eu posso escrever algo e mandar cópia para outro blog; 2) posso escrever alguma coisa a pedido de alguém; 3) ou outro blog pode simplesmente copiar e colar minhas matérias – o que eu autorizo sempre e quando respeitem os créditos e não editem (modifiquem) o texto original. No primeiro caso estão o Agora Cabo Frio, O Rebate, O Blog do Cesar Pinho, O Blog do Alair Corrêa, o SOS Dirlei. No segundo caso estão: o Visão La Flora, e o Agora Cabo Frio. E no terceiro estão todos os demais inclusive os já citados, e até outros que eu desconheço. Só falei dos Blogs locais, embora colabore com alguns outros, sobre temas que são “extra” Cabo Frio.

Leitores – Você saiu “detonando” os blogueiros que ficam competindo por número de acessos, fazem um grande alarde disso, e até sorteiam prêmios entre os leitores... Você está com inveja, ou acha que eles estão fraudando os contadores? Enfim, qual é a sua?

BM – Detonar não é bem o termo, eu só tentei alertar a este pessoal sobre a situação uma tanto ridícula em que eles mesmos se colocam, fazendo tanto esparramo.
É o seguinte: quem tem um site ou blog e vende espaço para publicidade – QUE NÂO É O MEU CASO - deve ter em mente em primeiro lugar o seu público alvo. Cada veículo tem uma “cara”, e esta “cara” que vai fazer com que este ou aquele tipo de gente o leia. Você acha que seria de alguma utilidade para o Açúcar União publicasse anúncios em um Blog para diabéticos?Ou divulgar um Festival de Heavy Rock num site Neopentencostal?
A segunda coisa a se ter em mente é a credibilidade, seja por notório saber, seja por anos de estrada, e a coerência: anunciante e leitores precisam confiar e ter como verdadeiro tudo aquilo que o editor publica. Isto sim conta como moeda de barganha!
Assim o número de acessos se torna somente um acessório, até porque nem todos aqueles que acessam o seu (deles) blog, são da “sua (deles) turma” e/ou acreditam em tudo que ali está escrito.
Como não sou concorrente na venda de espaço, nem por saber quantos me lêem – até porque prefiro qualidade que quantidade (como diz Walter Biancardine); não teria sentido ter inveja. Se existe ou não fraude nos contadores, eu não posso afirmar nem infirmar, pois não tenho conhecimentos técnicos para tal. Um amigo me disse que teve um blog que teve 54.000 acessos em umas poucas horas em uma noite de sábado, se isto ocorreu, é no mínimo estranho – nem o Blog da Dilma no auge da campanha teve tantos... Ou seja, para mim – e para os anunciantes sérios, o número de acessos é irrelevante. Quem deve ficar feliz são os premiados!

Leitores – Você acha que a volta do Blog do Totonho, pode ter ocasionado mudanças no comportamento de alguns Blogueiros, e inclusive essa ansiedade com relação ao número de acessos?

BM – Devo confessar que não tinha pensado nisto, mas pode ser uma das razões, sim! Teve até gente comentando (indiretamente) e em um sentido bem pejorativo. Acho que quando o Totonho resolveu retomar o Blog, muita gente achou que ele teria perdido a mão ou a verve – mas o problema dele era a visão, e não o cérebro, e quem contava com um novo Totonho “água com açúcar” se ferrou! Acho até que ele se “aprimorou”, está mais prolixo, mais aberto a críticas (está até postando meus comentário, rsrsrs), e com um senso de humor muito mais sutil e com uma pontaria mais certeira. Muitos leitores que tinha adotado os blogs remanescentes como “sucedâneo”, voltaram ao “aprisco”, e certamente podem ter abandonado seu “hospedeiros” provisórios... E o mesmo poderá ocorrer com os colunistas e articulistas... Acho! Que coisa!

Se e quando surgirem mais perguntas terei o maior prazer em responder
!

0 Comentários:

Postar um comentário



<< Home