.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

POUCAS E BOAS POR BETH MICHEL

  • INQUIETAÇÕES 1

As últimas reviravoltas no quadro político partidário em Cabo Frio têm feito com que muitos dos meus leitores me façam perguntas, que infelizmente eu não sei como responder. Meu conhecimento pessoal é sobre outro tipo de “quadros”, e para não deixá-los sem respostas já entrei em contacto com alguns Jornalistas de verdade – homens e mulheres, para que eles nos iluminem com seu conhecimento.

  • INQUIETAÇÕES 2

Escolhi os Jornalistas – em primeiro lugar; porque eles estão, por assim dizer, mais perto e por dentro da notícia do que nós outros cidadãos comuns, mas ao mesmo tempo têm o necessário “distanciamento” para ver as coisas de maneira racional e por todos os ângulos. Depois dos Jornalistas virão pessoas com outras especificidades de conhecimento, e até mesmo os próprios políticos- embora não necessariamente os que estão no “páreo” para 2012. “Noblesse oblige!”

  • TRANSCRIÇÃO (Bis)

Não me esqueci da prometida transcrição da entrevista dada por Silas Bento, mas como disse anteriormente isto toma tempo, e não é minha única tarefa. Estou fazendo com todo cuidado para não cometer nenhum equivoco, e por uma questão de diagramação e espaço, vou publicar na integra em um tópico diferente, e não no corpo do Poucas & Boas, e a cada “resposta” darei minha opinião sobre o assunto. Calminha que um dia a gente chega lá…

  • COTUCADA OPORTUNA

Coincidência ou não, a Assessoria de Imprensa da Câmara, anunciou a volta das “Quartas-Culturais” no seu Espaço Cultural a partir do dia 20 de abril, mas infelizmente não informa como os artistas que queiram se apresentar no local devem fazer para tal. Está previsto o pagamento de um cachê simbólico oferecido por “amigos e iniciativa privada”. Nesta quarta será a vez dos Irmãos Mureb (Zarinho e Mureb), esperemos que nas próximas edições sejam convidados artistas que não tenham ligações com o poder Público, ou que não sejam “figurinhas carimbadas”. Posso garantir que a fila dos artistas que estão “na seca” – por falta de espaço; é monumental!

  • É TAYLOR NELES…

Na sessão da última quinta-feira o líder da oposição, Vereador Dr. Taylor Júnior (PMDB) usou a Tribuna para falar sobre o projeto de Lei do executivo que cria o cartão social no município. Dr. Taylor comentou sobre a distribuição de cestas básicas no período eleitoral e que o cartão social é uma manobra do governo para tentar levantar seu candidato nas pesquisas. Taylor disse que votará favoravelmente, mas vai cobrar a clareza e a permanência do benefício – e não só em anos que precedam as eleições. E pelo que eu conheço do vereador, ele vai virar “uma sarna” incurável para o Executivo. Mexe com quem está quieto…

  • MERRECA

Acaba de ser publicado no Site da Câmara o relatório de despesas daquela casa: ”Período: Novembro de 2010 Itens Encontrados: 11 – Valor Total: R$ 27.342,79” (sic). Mas não fiquem muito entusiasmados. Ainda falta postar o mês de Dezembro da gestão de Alfredo Gonçalves, e mais os três meses já decorridos da atual gestão do vereador Silas Bento. O presidente da Câmara que me desculpe, mas não vou agradecer (ele não faz mais que a obrigação) e nem me dar por satisfeita com esta “merreca” de informação, vou continuar cobrando a atualização na integra e dentro do prazo, viu?!

  • LINKS INVÁLIDOS

Não cobrei antes, por ter que escolher prioridades, mas o faço agora: na página principal do site da Câmara de Vereadores existem dois links que estão inválidos, são eles: LICITAÇÕES e PESQUISA DE PROCESSOS. Podem me chamar de chata, que sou mesmo! Acontece que a exigência legal de postar todos os itens não permite “omissão seletiva” por parte do gestor público. Qualquer “lapso” pode dar margem à suspeição de ilegalidade. E aposto um pote de doce de carambola, como a denuncia da Folha dos Lagos e de seus protegidos se baseia nesta “falha de comunicação”. Acorda Silas!

  • ECOS

Até pouco tempo atrás, bastava um blog publicar alguma denuncia ou crítica, principalmente contra a administração pública, que todo mundo saia dando eco – e até “colando” as matérias alheias na integra, ou opinando sobre o assunto. Não sei se os leitores também repararam, mas do nada, os até então “blogueiros unidos”, de repente não só diminuíram as postagens, como se recolheram aos seus cada vez mais estreitos quadrados, e até com bruscas mudanças de rumos. Vou acabar tendo que acreditar no que denunciou o Jornalista Cesar Pinho: Tem blogueiro (e não só os jornais) levando um “cascalho” para evitar alguns assuntos.

  • ESCOLHA DE SOFIA

Os Jornalistas profissionais (de carreira) muitas vezes não podem se furtar a entrevistar algumas personalidades públicas, por mais aversão que tenham a elas. No entanto, os free-lancers e nós blogueiros não passamos pelo dilema de dar voz ou não a quem não nos agrada. Ou até a quens já sabemos antecipadamente, que vão mentir e até tentar nos usar para autopromoção. Como disse, não faz muito tempo, Alair Correa, que afirmou não conseguir sequer estar na mesma sala que Marcos “dá Raiva” Mendes – sentimento do qual eu compartilho. Assim, não é crível que se alegue “cumprimento do dever”, quando se procura deliberadamente entrevistar gente de tal estirpe. E quem quiser que conte outra…

E encerro este post agradecendo aos amigos, colegas blogueiros, companheiros tribaleiros e leitores que ficaram: “tristes, preocupados, revoltados e espantados” (sic) com algumas ofensas que me foram dirigidas, sosseguem meus caros, eu não estou padecendo de nenhum destes sentimentos – podem acreditar! E lhes ofereço um verso de Rita Lee, para que entendam melhor:

“Se Deus quiser
Um dia eu morro bem velha
Na hora “H”
Quando a bomba estourar
Quero ver da janela
E entrar no pacote
De camarote…”

0 Comentários:

Postar um comentário



<< Home